Osesp estreia no palco do Concertgebouw e encerra a sua viagem pela Europa

Chegamos a Amsterdã de trem. No caminho até a estação Amsterdam Centraal, toda a Holanda que mora na nossa imaginação passou pelos olhos: as vacas malhadas, ovelhas, moinhos, canais repletos de embarcações… a cidade é cheia de cores e formas. O trompista Ozéas Arantes definiu como “um pirata cheio de adornos”.

Diziam ter sido um dos dias mais quentes do verão holandês. De fato, passamos um bocado de calor em Amsterdã.

Seguimos até o teatro para o ensaio da Orquestra. A Osesp subia ao palco do Concertgebouw pela primeira vez. O teatro é todo branco com poltronas e cortinas de veludo vermelho e possui uma acústica excelente. Há um grande órgão de tubos atrás do palco.

Assim que entramos no teatro começou a sinfonia das máquinas fotográficas e das notas desencontradas.

No palco, antes do ensaio começar, a regente Marin Alsop falou sobre a importância da estreia da Osesp no Concertgebouw. A Orquestra ensaiou com energia -apesar do cansaço do final de turnê, das viagens série, do ritmo de trabalho intenso e do calor do verão holandês…

Às 20h30, a Osesp entrava no palco do Concertgebouw para o concerto. Já na Abertura Festiva notou-se um som mais macio a “arredondado”, uma recomendação da própria regente para o concerto no Concertgebouw. Ao final do Concerto Para Violoncelo  de Dvorák, a Osesp e o violoncelista Antonio Meneses receberam aplausos efusivos da plateia.

Após a Sinfonia nº 4 de Tchaikovsky, a Orquestra interpretou os dois bis preparados para o público europeu: Pé de Vento da Suíte Brasileira de Edu Lobo e Batuque, de Reisado do Pastoreio de Oscar Lorenzo Fernandez. A Osesp saiu do palco prestigiada pelo público do Concertgebouw e com mais uma turnê concluída em sua biografia.

Encontrei com o oboísta Joel Gisiger ao  final do espétáculo e pedi a ele um depoimento sobre a nossa turnê:

E assim, em grande estilo, a Osesp encerrou a sua mini turnê europeia – a primeira conduzida pela regente Marin Alsop.  A Orquestra retorna à Sala São Paulo, sua sede, para os concertos da Temporada 2012. Nos vemos lá!

Anúncios

One thought on “Osesp estreia no palco do Concertgebouw e encerra a sua viagem pela Europa

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s