Em Salzburg, Osesp faz três concertos com casa cheia e comemora os aniversários de Marin Alsop e Nelson Freire

IMG_6789_1Na última vez que a Osesp esteve em Salzburg – pequena cidade do interior da Áustria, com pouco mais de 140 mil habitantes e terra natal de Mozart e de A Noviça Rebelde -, foram realizados dois concertos que contaram com ingressos esgotados. Na oportunidade, novembro de 2010, o diretor do Grosses Festspielhaus – sala de concertos da cidade e palco de um dos maiores festivais de música clássica do mundo – ofereceu um coquetel aos músicos da Osesp e, ali mesmo – diante de Fernando Henrique Cardoso, presidente do Conselho da Fundação Osesp à época, de músicos e outros diretores e membros da equipe – convidou a Osesp para uma série de três apresentações tão logo fosse possível, afinal, os dois concertos daquela semana tinham sido insuficientes para atender a demanda do público.

Três anos se passaram e a Osesp voltou à cidade para cumprir com o compromisso. As três apresentações tiveram casa cheia e o Festspielhaus, mais uma vez, ficou verde e amarelo com obras de Clarice Assad, Camargo Guarnieri e Edu Lobo (isso, sem contar, as demais composições apresentadas na cidade).

Talvez por se tratar de um teatro mais jovem, o Grosses Festspielhaus conta com uma das maiores bocas de cena e, sem dúvida, o maior backstage, de todo os teatros visitados pela Osesp nesta turnê. Sonho de músicos, sonho de técnicos e sonho de montadores.

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

O clarinetista da Osesp, Sérgio Burgani, testando palhetas (muitas) antes do concerto em Salzburg.

Imagem

E já que não é possível entender as indicações nos idiomas originais dos teatros por onde a Osesp passa, a Produção toma o cuidado de preparar placas próprias, em português, pra que ninguém se perca.

Imagem

Imagem do primeiro concerto da série Viva Brazil, no Grosses Festspielhaus, em Salzburg.

Imagem

E se não bastassem todas as emoções dos últimos dias, por uma dessas felizes coincidências do destino, regente e solista comemoram suas datas de nascimento na mesma semana. Marin completou anos no dia 16/10 –  data da primeira apresentação da Osesp em Salzburg – e Nelson faz aniversário hoje, dia 18/10, último concerto na cidade. Um bolinho no camarim e uma festa improvisada no backstage (ou o que restou dela) marcaram as datas.

Imagem

Imagem

E no meio de todos esses 115 músicos que compõem a Osesp, temos alguns que são membros da mesma família. Entre eles os irmãos clarinetistas Giuliano e Daniel Rosas e as irmãs Maria Angélica e Maria Luísa Cameron – respectivamente violista e violoncelista. Ainda faltam aqui os irmãos Minczuk – Arcádio e Eduardo – que não foram clicados até agora, mas serão! Vale lembrar que os Minczuk são em três na Osesp, já que a  irmã Cristiane, é mezzo soprano no Coro da Osesp.

Imagem

Imagem

E nem só de ensaios, concertos, contatos, reuniões, blogs etc vive uma turnê da Osesp. Na tarde desta última quinta-feira, uma pré-audição para flautistas. A banca – formada por Marin, Arthur e chefes dos naipes de sopros – ouviu três candidatos: um de Israel, um dos EUA e um da Polônia. Se algum for aprovado nesta primeira fase, vai à São Paulo para alguns semanas de experiências e para participar de novas fase com candidatos pré-aprovados em outras audições.

Imagem

E a Osesp também tem a sua Velha Guarda. Alen Biscevic e Xisto Alves formaram, por alguns anos, a dupla “gerente x inspetor”. Hoje, o cargo de gerente é ocupado por Joel Galmacci e o violista croata Alen Biscevic toca na orquestra como convidado.

Imagem

Enquanto isso, o coordenador do Centro de Documentação da Osesp, maestro Antonio Carlos Neves Pinto, comanda as partituras e o arranjo de todas as partes nas estantes certas.

Imagem

E, no final, é isso. Solista saindo do palco satisfeito, assim como o público. É por isso que estamos aqui.

Imagem

Anúncios

One thought on “Em Salzburg, Osesp faz três concertos com casa cheia e comemora os aniversários de Marin Alsop e Nelson Freire

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s