Gustavo Dudamel assiste ensaio da Osesp em Viena, no primeiro concerto da orquestra no Konzerthaus.

IMG_6694_2

A Osesp já havia tocado em Viena em duas outras oportunidades antes do concerto desta última terça-feira, dia 15 de outubro. Nas duas ocasiões, o concerto havia sido no Musikverein, tradicional e famosa sala de concertos vienense que inspirou (em seu formato) a construção da Sala São Paulo. Desta vez, a Osesp mudou de endereço e, pela primeira vez, tocou no Konzerthaus, talvez a principal sala de concertos da capital austríaca.

A despeito da importância de tocar num espaço como  esse e para um público como este, a Osesp contou com mais um convidado especial durante o ensaio da terça-feira. Depois de Martha Argerich nos presentear com sua presença no concerto de Genebra, agora foi a vez do jovem regente Gustavo Dudamel – de apenas 32 anos, regente principal da Sinfônica de Gotemburgo, na Suécia; e diretor musical e artístico da Filarmônica de Los Angeles – prestigiar a Osesp. Ele assistiu quase todo ensaio de West Side Story e conversou com músicos e técnicos. Durante conversa com o contrabaixista Jefferson Collacico, ele disse que adoraria reger a Osesp tão logo as agendas permitam.

Imagem

Imagem

Imagem

Entretanto, antes disso, a saída de Zurique contou com uma triste e inesperada notícia. O pai da violoncelista Adriana Holtz faleceu repentinamente e obrigou nossa musicista a voltar imediatamente ao Brasil. No lobby do hotel, músicos e equipe deixaram um cartaz com mensagens de apoio à amiga. Para ocupar seu lugar durante o restante da turnê, foi convidada a violoncelista Denise Ferrari, que já estava presente ao ensaio em Viena (de blusa listrada, ao centro, em frente aos contrabaixos).

Imagem

Apesar da tristeza e da preocupação, a turnê precisa seguir em frente. E na chegada à Viena, a equipe do truco se reuniu para a tradicional foto. Enquanto isso, em seu hotel, a regente Marin Alsop dava mais uma entrevista. Desta vez para o jornalista da Times Irlanda.

Imagem

Imagem

Já no palco, o Paulinho, da Técnica, aguarda a troca de obras enquanto aprecia o ensaio de um lugar privilegiado.

Imagem

Concentrada, mas prestando atenção à movimentação do fotógrafo durante o ensaio.

Imagem

A empresária musical Glória Guerra, durante ensaio em Viena.

Imagem

E mais acertos e correções. Marin Alsop e o spalla Emmanuele Baldini.

Imagem

A russa Liuba Klevtsova e sua harpa – definitivamente um dos instrumentos que mais atenção chama em meio a orquestra.

Imagem

As quatro convidadas do naipe de violinos: as brasileiras Deborah dos Santos, Monique dos Anjos, Marcela Sarudiansky e Karina Petry. Logo a frente, de cabelos encaracolados, o também convidado Anderson Farinelli.

Imagem

Recém chegado para acompanhar a Osesp a partir do concerto em Viena, o saxofonista Marcos Pedroso (que participa das Danças Sinfônicas de West Side Story).

Imagem

Nos bastidores, a assistente da regente Marin Alsop, Lisa Sheppley, brinca e faz micagens com fotos da equipe técnica. No destaque, a versão com bigode do montador Paulo Paixão.

Imagem

Pronta para entrar no palco pela sétima vez, Marin Alsop, ao lado da flautista convidada, Emily Skala.

Imagem

Parte da equipe que faz a coisa acontecer, atrás do palco. Da esquerda para  direita: Xisto Alvex (Inspetor da Orquestra), Paulo Paixão (montagem), Ronald Góes (Técnica), Antonio Carlos Neves Pinto (Partituras e Documentação) e Erik Klaus (montagem).

Imagem

Detalhe do concerto no Konzerthaus, em Viena.

Imagem

E mais visitas ilustres. Desta vez o embaixador do Brasil na Áustria, Evandro Didonet, e sua esposa, a também embaixadora do Brasil, mas na Eslováquia, Susan Kleebank. As capitais dos dois países ficam a cerca de uma hora de carro e os embaixadores puderem ir juntos assistir ao concerto da Osesp. No camarim com Marin Alsop e Arthur Nestrovski (diretor artístico da Osesp)

Imagem

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s