Dublin e Manchester recebem a Osesp pela primeira vez e encerram a 5a. turnê europeia do grupo

No último dia 5 de outubro, um grupo de aproximadamente 125 pessoas deixou São Paulo em direção ao aeroporto Charles de Gaulle, na capital francesa. Paris receberia, dois dias depois, o primeiro dos 15 concertos que a Osesp faria na Europa, nos 20 dias seguintes – uma maratona de quase um concerto por dia, com repertórios e solistas diferentes, além de ensaios e duas audições.

Por três semanas, músicos, diretores, produtores e técnicos trabalharam e tocaram em alguns dos mais respeitados palcos universais – Salle Pleyel, em Paris; Philharmonie, em Berlim; Grosses Festspielhaus, em Salzburg; Konzerthaus, em Viena; Royal Festival Hall, em Londres; entre outros. Uma viagem desta proporção é sempre cercada de boas histórias, contratempos, realizações e superação de limites – sejam técnicos ou humanos, profissionais ou pessoais. Cada novo dia, cada novo deslocamento, cada novo concerto era uma prova dessa superação. A música sempre falando mais alto e mais forte.

A presença e participação do público e da crítica europeia (e brasileira) foram presentes em todas as cidades e parte desse resultado já pode ser conferido na seção Osesp na Mídia, no site da Osesp (as matérias e críticas continuam em processo de tradução e serão, gradativamente, publicadas nesse espaço).

Osesp na Mídia

O último final de semana do grupo no Velho Continente ainda reservaria duas surpresas – dois concertos em casas que a Osesp ainda não conhecia – o National Concert Hall, em Dublin, capital irlandesa; e o The Bridgewater Hall, em Manchester, cidade localizada no noroeste da Inglaterra.

Em Dublin, a Osesp era destaque na vistosa fachada do teatro, cuja área de carga e descarga lembrava a de uma antiga fábrica . No interior do National Concert Hall, mesmo na reta final da turnê, orquestra e regente não descuidam e dão continuidade aos trabalhos com mais ensaios e preparação. Um pouco mais descontraída – depois do sucesso do concerto em Berlim e da ovação das quase três mil pessoas presentes no Royal Festival Hall, em Londres -, a regente Marin Alsop agradeceu e parabenizou os músicos e equipe pelo belo trabalho das últimas semanas.

IMG_7337_1

IMG_7356_1

IMG_7332_1 IMG_7322_1 IMG_7316_1

E pra provar que, mesmo no final, não havia corpo mole ou não havia possibilidade de descuidar da qualidade, Marin pediu ao spalla Emmanuele Baldini que comandasse o grupo durante o ensaio, enquanto ela percorria a plateia para sentir o som e acústica do ambiente.

IMG_7331_1

Segundos antes do início do penúltimo concerto da jornada, a concentração habitual para entrar no palco.

IMG_7339_1

E o concerto começa com a fantasia de Clarice Assad sobre o Hino Nacional, Terra Brasilis, e seguiu com as Danças Sinfônicas de West Side Story, de Leonard Bernstein, e com a Sinfonia nº1 – Titã, de Gustav Mahler.

IMG_7348_1 IMG_7373_1

Ao final do concerto, uma recepção preparada pela direção do teatro, com alguns dos principais patrocinadores e apoiadores da série de concertos na qual a Osesp se apresentava naquela noite, aguardava a regente para cumprimentos e fotos. Entre os presentes, o embaixador do Brasil na Irlanda, Pedro Fernando Brêtas Bastos. No fim, uma última tietagem das produtoras locais da recepção.

IMG_7374_1 IMG_7387_1 IMG_7420_1

 

MANCHESTER – REINO UNIDO

Sábado à noite, concerto em Dublin. Manhã de domingo, já de volta à Inglaterra, para o último concerto em Manchester, no moderno The Bridgewater Hall, onde a Osesp também era destaque nos cartazes da fachada, ao lado do pianista Lang Lang.

IMG_7449_1 IMG_7453_1

Orquestra e regente trabalhando os últimos detalhes de palco do concerto final e o diretor artístico trabalhando nos bastidores, em entrevista a Rádio BBC 3, que transmitiu o concerto da Osesp, ao vivo, para todo o Reino Unido. Agradecimentos especiais aos músicos Fernando Dissenha e Ricardo Bologna que também foram entrevistados no intervalo.

IMG_7431_1 IMG_7427_1

 

No intervalo do concerto, o naipe de violas pede uma foto do grupo. Uma lembrança da turnê que estava prestes a acabar. Da esquerda para a direita: Ederson Fernandes, Galina Rakhimova, Maria Angélica Cameron, Horácio Schaeffer, Peter Pas, Olga Vassilevich, Alen Biscevic, Simeon Grinberg, Andrés Lepáge, David Marques, Vladimir Klementiev e Sarah Pires.

IMG_7464_1

E no final de tudo, ainda havia tempo para uma última seção de autógrafos.

Na grande fila que se formou e tomou mais de meia hora de assinaturas e fotos, pequenos brasileiros residentes na Inglaterra, familiares do oboísta da Osesp Peter Apps, jovens da Academia de Música local que haviam acabado de se apresentar no foyer do teatro – como também acontece na Sala São Paulo – e diversas outras pessoas presentes à plateia aguardavam para parabenizar a regente pelo concerto apresentado pela Osesp. Nessa mesma fila, fomos abordados por um pequeno grupo bastante curioso e interessado nas obras brasileiras do programa (incluindo a música Pé de Vento, de Edu Lobo, apresentada no bis) . Eles haviam assistido ao concerto da Osesp em Londres, dois dias antes, e ficaram empolgados a ponto de comprar ingressos e passagens para rever o conjunto brasileiro na cidade de Manchester – a cerca de 335 km de distância da capital inglesa. Infelizmente, o grupo preferiu não ser fotografado, mas pegou seu autógrafo e o trem de volta, com a promessa de vir à São Paulo um dia para assistir a Osesp na sua casa.

São demonstrações de interesse e reconhecimento como essas que fazem todo o trabalho valer a pena.

IMG_7474_1 IMG_7487_1 IMG_7490_1

A Turnê Europa 2013 se encerrou nesse domingo em Manchester. Esperamos que todos tenham apreciado as fotos, vídeos e pequenas histórias deste blog. Aproveitamos a oportunidade para convidar o público brasileiro para a Turnê Brasil 2014.

As cidades, locais e horários serão divulgados no site da Osesp, tão logo estejam definidos.

Um abraço e até

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s