Osesp no Rio de Janeiro, 18/08/14: Palestra sobre o Projeto Villa-Lobos na UFRJ

A Osesp já está no Rio de Janeiro preparando-se para mais um concerto da Turnê Brasil 2014 (terça, 19/08, 20h, Cidade das Artes).

Na segunda, 18/08, a Fundação Osesp, em parceria com a Escola de Música da UFRJ e a Academia Brasileira de Música (ABM), promoveu uma palestra sobre o projeto de revisão musicológica, edição e gravação pela Osesp (selo Naxos) das 11 sinfonias de Heitor Villa-Lobos, sob a supervisão do maestro Isaac Karabtchesvsky e edição do Centro de Documentação Musical da Fundação Osesp .

O evento marcou a entrega oficial à ABM das sinfonias nos 3, 4, 6, 7, 10 e 12 de Villa-Lobos revisadas e  aconteceu no belo Salão Leopoldo Miguez, da Escola de Música da UFRJ, com as participações de Isaac Karabtchevsky, André Cardoso (diretor da Escola de Música da UFRJ e presidente da ABM), Manoel Corrêa do Lago (membro da ABM e do Conselho da Fundação Osesp), Arthur Nestrovski (diretor artístico da Osesp) e Marcelo Lopes (diretor executivo da Osesp). 

Em seguida, o Quarteto Osesp, formado por Emmanuele Baldini e Davi Graton (violinos), Peter Pas (viola) e participação de Wilson Sampaio (violoncelo), interpretou o Quarteto nde Villa-Lobos.

Um dos mais significativos projetos realizados pela Fundação Osesp, a revisão, edição e gravação da integral de sinfonias de Villa-Lobos é referência fundamental para a difusão da obra do mais importante compositor brasileiro, cujas sinfonias ainda são pouco executadas. Iniciado em 2011, já conta com dois CDs lançados, incluindo o álbum Sinfonia n6 e Sinfonia n7, com a Osesp sob a regência de Isaac Karabtchevsky, que ganhou o 25o Prêmio da Música Brasileira na categoria de Melhor Álbum Erudito, em 2014.

Veja fotos do evento (créditos: Yuri Tavares).

Marcelo Lopes (diretor executivo da Osesp) e Arthur Nestrovski falam sobre o trabalho realizado pela Fundação Osesp, como a programação de concertos, os projetos editoriais e educacionais. Na mesa, o maestro Isaac Karabtchevsky, André Cardoso (diretor da Escola de Música da UFRJ e presidente da ABM) e o pesquisador Manoel Corrêa do Lago (membro da ABM e do Conselho da Fundação Osesp).

IMG_0867IMG_0859IMG_0871IMG_0863

Isaac Karabtchevsky discorre sobre as sinfonias de Villa Lobos e sobre o projeto de revisão, edição e gravação pela Fundação Osesp, analisando um movimento da Sinfonia nº 10 – Ameríndia, já gravada pela Osesp e com lançamento previsto para novembro, pelo selo Naxos.

IMG_0888 IMG_0893 IMG_0897 IMG_0899

Entrega simbólica das partituras revisadas das sinfonias de Villa-Lobos à Academia Brasileira de Música. André Cardoso (diretor da Escola de Música da UFRJ e presidente da ABM) e o pesquisador Manoel Corrêa do Lago (membro da ABM e do Conselho da Fundação Osesp) reforçam a importância do projeto e da parceria com a ABM.

IMG_0904 IMG_0909 IMG_0915 IMG_0916

Recital do Quarteto Osesp

IMG_0928 IMG_0933IMG_0917 IMG_0921 IMG_0922 IMG_0925IMG_0936

Anúncios

One thought on “Osesp no Rio de Janeiro, 18/08/14: Palestra sobre o Projeto Villa-Lobos na UFRJ

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s